CURSOS PABLO VILLAÇA
A Arte do Filme:
Forma e Estilo Cinematográficos
Depois de anos no formato presencial, o curso retorna ao formato online!
Sobre o curso "A Arte do Filme: Forma e Estilo Cinematográficos"
Inspirado nos escritos do professor David Bordwell, com o qual Pablo Villaça discutiu pessoalmente o conceito do “Forma e Estilo”, o curso buscará oferecer aos alunos ferramentas novas para que apreciem com ainda maior profundidade o Cinema, demonstrando que qualquer produção realizada com o mínimo de cuidado (sejam estas superproduções de Hollywood ou obras pessoais e independentes) conta com uma linguagem própria que, decifrada e apreciada, resultará numa experiência ainda mais rica e prazerosa nas salas de projeção ou no sofá de casa.
Contando com inúmeros exemplos exibidos em sala de aula e discutidos com os alunos, o curso pode ser apreciado por todos os tipos de público, sendo voltado não só para alunos e profissionais de Comunicação, mas também para qualquer um que tenha amor pela Sétima Arte.
18ª edição do curso em Aracaju (SE)
17ª edição do curso em São Paulo (SP)
17ª edição do curso em São Paulo (SP)
Quem é Pablo Villaça?
Nascido em 1974, Pablo Villaça é um crítico cinematográfico brasileiro. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também, é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas e Diretor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil.
Com sua didática simples e acessível, Pablo ministra cursos em todo Brasil, marcando presença em mais de dez cidades em todas as regiões brasileiras, ao longo de 77 edições.
Acompanhe nas redes:
O que você vai aprender:
Serão 20 horas de curso, onde você irá se aprofundar sobre:
Cinema: Uma Arte Movida a Tecnologia
Formas de produção e suas implicações artísticas. Distribuição dos filmes e o crescimento (e problemas) do digital.
A Narrativa e o Roteiro
Diferenças entre narrativa e história. Os princípios da Narrativa: causa e efeito, tempo e espaço. As diferentes maneiras de lidar com a informação na narrativa e a influência destas sobre o espectador. Padrões de desenvolvimento da narrativa. O Narrador.
A Forma do Filme
O que é “forma”? Padrões e sua influência sobre o espectador. A forma e sua ligação com o conteúdo, com as expectativas do público, o significado do filme e as emoções despertadas. Suas funções e princípios.
Estilo: A Mise-en-scène
O poder e os elementos da mise-en-scène. Locações, cenários e design de produção. A luz e o posicionamento dos refletores. Figurinos e maquiagem. Marcação de cena. A construção do espaço e do tempo na narrativa.
Estilo: A Montagem
Estilo: A Fotografia
Tonalidades, contrastes, cores, exposição e filtros. A velocidade da ação: frame rate, time lapse. A perspectiva: lentes, distância focal, profundidade de campo, foco, efeitos visuais. A composição: enquadramento, razão de aspecto, ângulos, altura e distância da ação. A função dos enquadramentos. Os movimentos de câmera e seus efeitos. Os planos longos e os planos-sequência e suas funções na narrativa. O Cinema 3D.
Estilo: O Som
O poder do som. Princípios. Suas propriedades básicas: timbre, volume, frequência. Manipulando o som. Mixagem. Ritmo, fidelidade, espaço. O tempo e a perspectiva do som.
Princípios. O controle sobre a narrativa e o estabelecimento de relações gráficas, rítmicas, espaciais e temporais entre os planos. Continuidade espacial: o eixo da ação, o raccord, a linha do olhar como orientação na narrativa. A continuidade temporal: ordem, frequência e duração. Outras possibilidades gráficas e rítmicas e a descontinuidade no tempo e no espaço.
O Estilo como Sistema Formal
O que é “estilo”? Sua ligação com os cineastas e os espectadores. Como analisar o estilo de um filme e suas funções na narrativa.