CURSOS PABLO VILLAÇA
Toda segunda-feira, às 20h.
Um tema por mês,
um filme por semana.
Assinatura mensal com desconto de 15%.
Tema do mês de OUTUBRO 2024:
A capacidade de autorreflexão é um sinal importante de amadurecimento – não só de indivíduos, mas de uma mídia artística em si. Voltar o olhar para si mesmo, explorar as próprias fragilidades, vícios e virtudes é demonstrar curiosidade sobre o que nos torna únicos e também o desejo de evoluir.
Desde muito cedo, o Cinema passou a fazer este exercício, direcionando as câmeras para o fazer cinematográfico, investigando as motivações de realizadores, extraindo drama (ou humor) dos percalços no processo criativo e revelando para o público o prazer e a dor envolvidos na trajetória que marca a origem de cada filme. Como conciliar as aspirações artísticas e as demandas comerciais de um projeto? Como transformar limitações técnicas em inspiração? Como navegar por relações pessoais complexas sem que isto afete a dinâmica profissional em um set de filmagem?
Em sua terceira edição, que ocorrerá em Outubro, o CineClube Cinema em Cena abordará quatro filmes que lidam com o próprio Cinema, seja discutindo as ambições criativas do pior diretor de todos os tempos ou acompanhando realizadores amadores que embarcam numa produção apenas para preencher formalidades legais e aos poucos descobrem a satisfação de trazer uma obra nova ao mundo, passando também pelas diversas e complicadas relações que ocorrem nos bastidores de um projeto e pelos esforços envolvidos na viabilização de um complicado plano-sequência ameaçado por zumbis.
Com encontros online ao vivo às segundas-feiras a partir das 20h, o crítico Pablo Villaça discutirá um longa-metragem por semana, apontando suas características estéticas, temáticas e o modo como se insere na História do Cinema e no tema do mês. Estes encontros contarão com a participação ativa dos integrantes do grupo e ficarão gravados e à disposição dos inscritos para consulta e download posteriores. (Além disso, os inscritos receberão links que direcionam aos filmes selecionados para que possam encontrá-los com facilidade.)
Filmes discutidos:
Encontro #01 (07/10)
Ed Wood (Idem, EUA, 1994) 127 minutos
Direção: Tim Burton. Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski. Fotografia: Stefan Czapsky. Montagem: Chris Lebenzon. Música: Howard Shore. Direção de Arte: Tom Duffield. Figurinos: Colleen Atwood.
Com: Johnny Depp, Martin Landau, Patricia Arquette, Sarah Jessica Parker, Bill Murray, Vincent D´Onofrio, Jeffrey Jones, Lisa Marie.
Edward D. Wood Jr. é um sujeito apaixonado por Cinema que decide levar para a tela suas próprias criações macabras. Contando com recursos escassos e limitado pelo próprio descuido (ou falta de talento), ele ainda assim reúne uma trupe de atores e técnicos que se esforçam para ajudá-lo a concretizar suas visões – o que inclui Bela Lugosi, um ícone do gênero de horror que, já no fim da vida e com dificuldades pessoais, se torna uma espécie de musa do jovem cineasta.
Encontro #02 (14/10)
A Noite Americana (La nuit américaine, França, 1973) 116 minutos
Direção: François Truffaut. Roteiro: François Truffaut, Jean-Louis Richard e Suzanne Schiffman. Fotografia: Pierre-William Glenn. Montagem: Martine Barraqué e Yann Dedet. Música: Georges Delerue. Direção de Arte: Damien Lanfranchi. Figurinos: Monique Dury.
Com: Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud, François Truffaut, Jean-Pierre Aumont, Valentina Cortese, Dani, Jean Champion, Nathalie Baye.
Acompanhando o complicado processo de produção e filmagem do novo trabalho do cineasta Ferrand (vivido pelo próprio Truffaut), A Noite Americana retrata as dificuldades do cotidiano do projeto e as tumultuadas relações entre os membros da equipe, que inclui a estrela Julie Baker (Bisset), o jovem ator Alphonse (Léaud) e os veteranos intérpretes Alexandre (Aumont) e Séverine (Cortese).
Encontro #03 (21/10)
Plano-Sequência dos Mortos (Kamera o tomeru na!, Japão, 2017) 96 minutos
Direção, roteiro e montagem: Shin´ichirô Ueda. Fotografia: Takeshi Sone. Música: Shôma Itô, Kairu Nagai e Suzuki Nobuhiro. Figurinos: Miyuki Fukuda.
Com: Takayuki Hamatsu, Yuzuki Akiyama, Kazuaki Nagaya, Harumi Shuhama, Manabu Hosoi, Hiroshi Ichihara.
Uma produção de baixo orçamento envolvendo ataque de zumbis acaba se tornando quase um documentário quando monstros reais atacam a equipe e o diretor do projeto decide aproveitar a situação para trazer mais realidade ao filme.
Encontro #04 (28/10)
Saneamento Básico, o Filme (Idem, Brasil, 2007) 112 minutos
Direção e roteiro: Jorge Furtado. Fotografia: Jacob Solitrenick. Montagem: Giba Assis Brasil. Música: Leo Henkin. Direção de Arte: Fiapo Barth. Figurinos: Rosângela Cortinhas.
Com: Fernanda Torres, Wagner Moura, Paulo José, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Tonico Pereira e Lázaro Ramos.
Os habitantes de um vilarejo do Rio Grande do Sul precisam com urgência de uma fossa sanitária para tratar o esgoto local, mas são frustrados pela falta de recursos para a realização da obra. Porém, informados de que a subprefeitura conta com uma verba destinada pelo governo federal para uma produção audiovisual, o grupo encabeçado por Marina (Torres) decide realizar um projeto que lhes dê acesso ao dinheiro, usando-o como uma desculpa para a viabilização da fossa – sem imaginar o trabalho que terão com o filme em si.
Sobre o CINECLUBE CINEMA EM CENA
Para celebrar os 30 anos de carreira completados em 2024, Pablo Villaça atende uma demanda antiga de seus alunos e leitores ao criar o Cineclube Cinema em Cena, que permitirá um contato ainda mais próximo com aqueles que também curtem discutir filmes, diretores, gêneros e qualquer tópico relacionado à Sétima Arte. Com encontros semanais online ao vivo, o Cineclube se concentrará em um filme diferente toda semana seguindo um tema estabelecido para cada mês. Nestes encontros, ele analisará com os demais integrantes cada detalhe da obra e como esta se encaixa no tópico geral daquele mês e como se relaciona com as demais produções programadas. Além disso, os membros do grupo terão a oportunidade de fazer suas próprias pontuações – e o registro dos encontros ficará disponível para download assim que cada sessão chegar ao fim.
Se você já conhece a série Cenas em Detalhes, sabe que Villaça tem o hábito de se debruçar de modo quase obsessivo sobre os menores detalhes de cada filme a fim de discutir como estes ajudam a construir o efeito narrativo da obra – qualquer que seja o gênero ao qual esta pertence.
Os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir de 20h, e terão duração de duas horas – e os interessados podem se inscrever para semanas específicas ou para o mês inteiro (neste caso, com desconto de 15% sobre o valor total).
Além disso, para garantir sua vaga (as da edição inaugural se esgotaram rapidamente), você pode optar pelo plano recorrente e já assegurar sua inscrição sem precisar se preocupar com a possibilidade de perder as próximas edições (e o melhor: o desconto de 15% se mantém).
Se ao longo destes 30 anos de carreira Pablo Villaça já desejou “um grande abraço e bons filmes” milhares de vezes, desta vez este desejo é também um convite que você não pode recusar.
Encontros individuais:
Quem é Pablo Villaça?
Completando 30 anos de carreira em 2024, Pablo Villaça é crítico de cinema e também fundador do Cinema em Cena, site do gênero mais antigo da Internet brasileira e que foi ao ar em Outubro de 1997 – e desde então colaborou com publicações impressas como Moviestar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET, além de ser um dos correspondentes estrangeiros do site oficial do crítico norte-americano Roger Ebert desde que este o convidou em 2011. Autor de dois livros (“O Cinema Além das Montanhas” e “Os Filmes da Sua Vida Têm Muito Mais para Contar”), ele finalizou há pouco seu terceiro, um volume dedicado à série Breaking Bad, e que será seguido por outro que se concentrará em Better Call Saul. Além disso, roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens (A_ética e Morte Cega) e ministra cursos sobre Cinema desde 2001, tendo visitado todas as regiões do país e somado mais de 8.000 alunos no processo. Primeiro membro latino-americano da OFCS (da qual também foi diretor) e integrante da ABRACCINE, já cobriu (e segue cobrindo) festivais como o de Cannes, Berlim, Tribeca, Rio de Janeiro, Olhar de Cinema, Gramado e Mostra de São Paulo, além de manter um canal no YouTube e um blog.
Ao longo de sua carreira, Pablo Villaça ministrou mais de 80 edições de seus cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas”, “A Arte do Filme: Forma e Estilo Cinematográficos” e “Decifrando o Padrinho: Dissecando O Poderoso Chefão”, além de ter criado um curso de 27 horas de duração sobre toda a obra do cineasta Martin Scorsese.