CURSOS PABLO VILLAÇA

Toda segunda-feira, às 20h.
Um tema por mês,
um filme por semana.
Assinatura mensal com desconto de 15%.

Tema do mês de AGOSTO 2025:
.png)
Quando o CineClube Cinema em Cena promoveu sua primeira edição, em Agosto de 2024, o tema escolhido para a estreia foi um dos subgêneros mais instigantes dos pontos de vista estético e temático: o film noir. Assim, é apenas natural que para abrir o segundo ano do CineClube voltemos àquele universo escuro e povoado por personagens de caráter ambíguo, mas com uma pequena variação: desta vez, o neo-noir será nosso foco.
Surgindo a partir dos anos 70 ao adaptar e reinventar os elementos essenciais do noir clássico das décadas de 40 e 50, o neo-noir é mais do que uma simples homenagem nostálgica, mas uma atualização da onda original, incorporando novas sensibilidades, tecnologias e preocupações contemporâneas. Sempre explorando os tropeços morais de seus anti-heróis e a corrupção institucional que reflete a própria sociedade, o subgênero acabou por render alguns dos melhores filmes das últimas décadas.
Para ilustrar isso, selecionamos um filme de cada década a partir dos anos 70 – e que, em suas abordagens variadas, comprovam as infinitas possibilidades que mesmo uma corrente com marcadores visuais tão fortes pode oferecer.
Como de costume, nossos encontros acontecerão online e ao vivo, permanecendo gravados para quem preferir assistir (ou reassistir) posteriormente. Você pode se inscrever para sessões avulsas ou garantir sua vaga para o mês inteiro com valor promocional. E, claro, os inscritos receberão links que direcionam aos filmes em discussão para garantir que todos possam vê-los antes dos encontros.
Entre conosco nesse universo sombrio e fascinante!
Filmes discutidos:
Encontro #01 (11/08)
Chinatown (1974), 130 minutos

Direção: Roman Polanski. Roteiro: Robert Towne. Fotografia: John A. Alonzo. Música: Jerry Goldsmith. Montagem: Sam O'Steen. Direção de Arte: Richard Sylbert. Figurinos: Anthea Sylbert.
Com: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston, Perry Lopez (Tenente Lou Escobar), John Hillerman, Darrell Zwerling, Diane Ladd, Roman Polanski.
Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Nicholson) é contratado por Evelyn Mulwray (Dunaway) para investigar um suposto caso extraconjugal de seu marido, Hollis Mulwray, engenheiro-chefe do Departamento de Água e Energia da cidade. Quando Hollis é encontrado morto, Gittes percebe que foi usado em uma elaborada armação.
Encontro #02 (18/08)
Brick - A Ponta de um Crime (Brick, 2005), 110 minutos

Direção, roteiro e montagem: Rian Johnson. Fotografia: Steve Yedlin. Música: Nathan Johnson. Direção de Arte: Jodie Lynn Tillen. Figurinos: Michele Posch.
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Lukas Haas, Emilie de Ravin, Nora Zehetner, Noah Fleiss, Matt O'Leary, Noah Segan, Richard Roundtree.
Em uma escola secundária da Califórnia, o solitário Brendan Frye recebe um telefonema desesperado de sua ex-namorada Emily, que desaparece logo em seguida. Determinado a encontrá-la, Brendan começa uma investigação que o leva ao submundo do tráfico de drogas da escola governado pelo misterioso Pin.
Encontro #03 (25/08)
Coração Satânico (Angel Heart, 1987), 113 minutos

Direção e roteiro: Alan Parker. Fotografia: Michael Seresin. Música: Trevor Jones. Montagem: Gerry Hambling. Direção de Arte: Brian Morris. Figurinos: Aude Bronson-Howard.
Elenco: Mickey Rourke, Robert De Niro, Lisa Bonet, Charlotte Rampling, Stocker Fontelieu, Brownie McGhee, Michael Higgins.
1955. Harry Angel, um detetive particular, é contratado por um cliente enigmático para encontrar Johnny Favorite, um cantor de jazz que desapareceu após a Segunda Guerra Mundial. O que parece ser um caso rotineiro de pessoa desaparecida logo se transforma em uma jornada sinistra quando Angel descobre que Favorite, gravemente ferido na guerra, estava internado em um hospital psiquiátrico, de onde desapareceu misteriosamente.
Encontro #04 (01/09)
Los Angeles - Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1997), 138 minutos

Direção: Curtis Hanson. Roteiro: Brian Helgeland, Curtis Hanson. Fotografia: Dante Spinotti. Música: Jerry Goldsmith. Montagem: Peter Honess. Direção de Arte: Jeannine Oppewall. Figurinos: Ruth Myers.
Elenco: Russell Crowe, Guy Pearce, Kevin Spacey, James Cromwell, Kim Basinger, Danny DeVito, David Strathairn, Ron Rifkin, Paul Guilfoyle, Simon Baker.
Los Angeles, 1953. A cidade dos sonhos vive seu auge de glamour, com Hollywood ditando comportamentos e criando mitos, enquanto o departamento de polícia se esforça para manter uma imagem de eficiência e integridade. Quando um massacre ocorre na lanchonete Nite Owl, deixando seis pessoas mortas, incluindo um ex-policial, três detetives com personalidades e métodos completamente distintos se envolvem na investigação.

Sobre o CINECLUBE CINEMA EM CENA
Para celebrar os 30 anos de carreira completados em 2024, Pablo Villaça atende uma demanda antiga de seus alunos e leitores ao criar o Cineclube Cinema em Cena, que permitirá um contato ainda mais próximo com aqueles que também curtem discutir filmes, diretores, gêneros e qualquer tópico relacionado à Sétima Arte. Com encontros semanais online ao vivo, o Cineclube se concentrará em um filme diferente toda semana seguindo um tema estabelecido para cada mês. Nestes encontros, ele analisará com os demais integrantes cada detalhe da obra e como esta se encaixa no tópico geral daquele mês e como se relaciona com as demais produções programadas. Além disso, os membros do grupo terão a oportunidade de fazer suas próprias pontuações – e o registro dos encontros ficará disponível para download assim que cada sessão chegar ao fim.
Se você já conhece a série Cenas em Detalhes, sabe que Villaça tem o hábito de se debruçar de modo quase obsessivo sobre os menores detalhes de cada filme a fim de discutir como estes ajudam a construir o efeito narrativo da obra – qualquer que seja o gênero ao qual esta pertence.
Os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir de 20h, e terão duração de duas horas – e os interessados podem se inscrever para semanas específicas ou para o mês inteiro (neste caso, com desconto de 15% sobre o valor total).
Além disso, para garantir sua vaga (as da edição inaugural se esgotaram rapidamente), você pode optar pelo plano recorrente e já assegurar sua inscrição sem precisar se preocupar com a possibilidade de perder as próximas edições (e o melhor: o desconto de 15% se mantém).
Se ao longo destes 30 anos de carreira Pablo Villaça já desejou “um grande abraço e bons filmes” milhares de vezes, desta vez este desejo é também um convite que você não pode recusar.
Encontros individuais:
Quem é Pablo Villaça?
Completando 30 anos de carreira em 2024, Pablo Villaça é crítico de cinema e também fundador do Cinema em Cena, site do gênero mais antigo da Internet brasileira e que foi ao ar em Outubro de 1997 – e desde então colaborou com publicações impressas como Moviestar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET, além de ser um dos correspondentes estrangeiros do site oficial do crítico norte-americano Roger Ebert desde que este o convidou em 2011. Autor de dois livros (“O Cinema Além das Montanhas” e “Os Filmes da Sua Vida Têm Muito Mais para Contar”), ele finalizou há pouco seu terceiro, um volume dedicado à série Breaking Bad, e que será seguido por outro que se concentrará em Better Call Saul. Além disso, roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens (A_ética e Morte Cega) e ministra cursos sobre Cinema desde 2001, tendo visitado todas as regiões do país e somado mais de 8.000 alunos no processo. Primeiro membro latino-americano da OFCS (da qual também foi diretor) e integrante da ABRACCINE, já cobriu (e segue cobrindo) festivais como o de Cannes, Berlim, Tribeca, Rio de Janeiro, Olhar de Cinema, Gramado e Mostra de São Paulo, além de manter um canal no YouTube e um blog.
Ao longo de sua carreira, Pablo Villaça ministrou mais de 80 edições de seus cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas”, “A Arte do Filme: Forma e Estilo Cinematográficos” e “Decifrando o Padrinho: Dissecando O Poderoso Chefão”, além de ter criado um curso de 27 horas de duração sobre toda a obra do cineasta Martin Scorsese.
