CURSOS PABLO VILLAÇA

Toda segunda-feira, às 20h.
Um tema por mês,
um filme por semana.
Assinatura mensal com desconto de 15%.

Tema do mês de OUTUBRO 2025:

A 15ª. Edição do CineClube Cinema em Cena, que acontece em Outubro, não se esquece de como o mês vem se tornando cada vez mais associado ao terror em função da exportação cultural do Halloween. No entanto, para não nos rendermos de vez a costumes outros, decidimos fazer uma adaptação que se adeque melhor aos tempos atuais e trocar os monstros externos por versões mais pessoais, entrando em um território cinematográfico que transcende o susto fácil para explorar medos mais profundos: o Terror Existencial.
Em vez de Freddy Krueger, Michael Myers ou Jason Voorhees, temos questionamentos sobre a natureza da realidade, a fragilidade da identidade e o próprio sentido da existência.
Mais do que provocar medo, o terror existencial instiga uma sensação de desorientação que nos assombra muito depois dos créditos finais por sugerir que o verdadeiro horror não está no desconhecido, mas na possibilidade de que o universo seja indiferente à nossa presença e que nossas vidas, memórias e afetos possam ser meras ilusões.
Para esta jornada filosófica e aterrorizante, selecionamos quatro obras que, cada uma à sua maneira, desafiam nossas percepções de modo fascinante, indo de clássicos do cinema a obras contemporâneas que reinventam a narrativa.
Como de costume, nossos encontros acontecerão online e ao vivo, permanecendo gravados para quem preferir assistir (ou reassistir) posteriormente. Você pode se inscrever para sessões avulsas ou garantir sua vaga para o mês inteiro com valor promocional. E, claro, os inscritos receberão links que direcionam aos filmes em discussão para garantir que todos possam vê-los antes dos encontros.
Prepare-se para questionar tudo o que você acredita ser real.
Filmes discutidos:
Encontro #01 (13/10)
Inverno de Sangue em Veneza (Don't Look Now, 1973),
110 minutos

Direção: Nicolas Roeg. Roteiro: Allan Scott, Chris Bryant. Fotografia: Anthony B. Richmond. Música: Pino Donaggio. Montagem: Graeme Clifford.
Com: Donald Sutherland, Julie Christie, Hilary Mason, Clelia Matania, Renato Scarpa, Adelina Poerio.
Após a trágica morte de sua filha, o casal John (Sutherland) e Laura (Christie) viaja para Veneza, onde ele trabalha na restauração de uma igreja. Em meio ao luto, eles conhecem duas estranhas irmãs, uma delas uma vidente que afirma estar em contato com a filha morta do casal. Um thriller psicológico que usa a atmosfera labiríntica e decadente de Veneza para construir uma narrativa sobre dor, culpa e a aterrorizante incerteza entre a premonição e a loucura.
Encontro #02 (20/10)
Estou Pensando em Acabar com Tudo (I'm Thinking of Ending Things, 2020), 134 minutos

Direção e Roteiro: Charlie Kaufman. Fotografia: Łukasz Żal. Música: Jay Wadley. Montagem: Robert Frazen.
Com: Jessie Buckley, Jesse Plemons, Toni Collette, David Thewlis.
Uma jovem (Buckley) viaja com seu novo namorado (Plemons) para conhecer os pais dele em uma fazenda isolada, enquanto contempla o fim do relacionamento. O que começa como um drama de casal se transforma em uma jornada surreal e fragmentada pela memória, pelo arrependimento e pela solidão.
Encontro #03 (27/10)
Solaris (1972), 167 minutos

Direção: Andrei Tarkovsky. Roteiro: Andrei Tarkovsky, Fridrikh Gorenshteyn. Fotografia: Vadim Yusov. Música: Eduard Artemyev. Montagem: Lyudmila Feyginova.
Com: Donatas Banionis, Natalya Bondarchuk, Jüri Järvet, Vladislav Dvorzhetskiy.
O psicólogo Kris Kelvin (Banionis) é enviado à estação espacial que orbita o misterioso planeta Solaris para investigar o comportamento estranho da tripulação. Ele descobre que o oceano do planeta é uma entidade consciente que materializa as memórias e os desejos mais profundos dos astronautas.
Encontro #04 (03/11)
Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001),
147 minutos

Direção e Roteiro: David Lynch. Fotografia: Peter Deming. Música: Angelo Badalamenti. Montagem: Mary Sweeney.
Com: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux, Ann Miller, Robert Forster, Dan Hedaya.
Uma mulher (Harring) sobrevive a um acidente de carro na Mulholland Drive, em Los Angeles, mas perde a memória. Ela encontra refúgio no apartamento de Betty (Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade. Juntas, elas tentam desvendar a identidade da mulher misteriosa, mergulhando em uma trama que dissolve as fronteiras entre sonho e realidade, desejo e frustração.

Sobre o CINECLUBE CINEMA EM CENA
Para celebrar os 30 anos de carreira completados em 2024, Pablo Villaça atende uma demanda antiga de seus alunos e leitores ao criar o Cineclube Cinema em Cena, que permitirá um contato ainda mais próximo com aqueles que também curtem discutir filmes, diretores, gêneros e qualquer tópico relacionado à Sétima Arte. Com encontros semanais online ao vivo, o Cineclube se concentrará em um filme diferente toda semana seguindo um tema estabelecido para cada mês. Nestes encontros, ele analisará com os demais integrantes cada detalhe da obra e como esta se encaixa no tópico geral daquele mês e como se relaciona com as demais produções programadas. Além disso, os membros do grupo terão a oportunidade de fazer suas próprias pontuações – e o registro dos encontros ficará disponível para download assim que cada sessão chegar ao fim.
Se você já conhece a série Cenas em Detalhes, sabe que Villaça tem o hábito de se debruçar de modo quase obsessivo sobre os menores detalhes de cada filme a fim de discutir como estes ajudam a construir o efeito narrativo da obra – qualquer que seja o gênero ao qual esta pertence.
Os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir de 20h, e terão duração de duas horas – e os interessados podem se inscrever para semanas específicas ou para o mês inteiro (neste caso, com desconto de 15% sobre o valor total).
Além disso, para garantir sua vaga (as da edição inaugural se esgotaram rapidamente), você pode optar pelo plano recorrente e já assegurar sua inscrição sem precisar se preocupar com a possibilidade de perder as próximas edições (e o melhor: o desconto de 15% se mantém).
Se ao longo destes 30 anos de carreira Pablo Villaça já desejou “um grande abraço e bons filmes” milhares de vezes, desta vez este desejo é também um convite que você não pode recusar.
Encontros individuais:
Quem é Pablo Villaça?
Completando 30 anos de carreira em 2024, Pablo Villaça é crítico de cinema e também fundador do Cinema em Cena, site do gênero mais antigo da Internet brasileira e que foi ao ar em Outubro de 1997 – e desde então colaborou com publicações impressas como Moviestar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET, além de ser um dos correspondentes estrangeiros do site oficial do crítico norte-americano Roger Ebert desde que este o convidou em 2011. Autor de dois livros (“O Cinema Além das Montanhas” e “Os Filmes da Sua Vida Têm Muito Mais para Contar”), ele finalizou há pouco seu terceiro, um volume dedicado à série Breaking Bad, e que será seguido por outro que se concentrará em Better Call Saul. Além disso, roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens (A_ética e Morte Cega) e ministra cursos sobre Cinema desde 2001, tendo visitado todas as regiões do país e somado mais de 8.000 alunos no processo. Primeiro membro latino-americano da OFCS (da qual também foi diretor) e integrante da ABRACCINE, já cobriu (e segue cobrindo) festivais como o de Cannes, Berlim, Tribeca, Rio de Janeiro, Olhar de Cinema, Gramado e Mostra de São Paulo, além de manter um canal no YouTube e um blog.
Ao longo de sua carreira, Pablo Villaça ministrou mais de 80 edições de seus cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas”, “A Arte do Filme: Forma e Estilo Cinematográficos” e “Decifrando o Padrinho: Dissecando O Poderoso Chefão”, além de ter criado um curso de 27 horas de duração sobre toda a obra do cineasta Martin Scorsese.
